comercial@vame.com.br +55 (47) 3029 3786

Granulometria:

  • 0,00 x 2,38 mm
  • 2,38 x 9,52 mm
  • 9,52 x 50,8 mm

Composições Químicas:

  • Zircônio 30 – 35%
  • Silício 50 – 57%
  • Carbono 0,50% máx.

Outras composições químicas e granulométricas poderão ser consultadas.

Aplicação:

O Ferro Silício Zircônio tem sua aplicação direcionada, tanto em fundição de aços moldados quanto para lingotamento convencional ou contínuo em aciarias.

Propriedades:

O Zircônio é um elemento químico com grande afinidade pelo O2, N2 e S. Assim sendo, diferente da maioria dos desoxidantes comuns, o Zircônio pode ter ação múltipla sobre as propriedades dos aços. A introdução de Silício aumenta a solubilidade do Zircônio no banho metálico e assim, eleva o rendimento desse ultimo elemento.

Em lingotamento contínuo, o aparecimento de trincas transversais, (principalmente em seções superiores à 10 mm² durante o resfriamento secundário), são decorrentes da precipitação do AIN nos contornos autênticos. Por possuir energia livre o ZrN é mais estável do que o AIN. Assim, fixando o Nitrogênio, o Zircônio evita a formação do AIN, não prejudicando as velocidades de lingotamento.

Da mesma forma, em aços com Boro, o Zircônio pode ser utilizado como fixador do Nitrogênio, aumentando o teor de Boro solúvel. Isso, é um fator importante para o alcance das propriedades requeridas.

Em aços Carbono e Manganês, acalmados ao Silício, adições de Zircônio pode ser extremamente benéficas para redução de porosidades superficiais, devido a redução das pressões parciais de Oxigênio e Nitrogênio.

Em aços micro ligados, principalmente ao Nióbio, o Zircônio tem papel importante. A fixação do Nitrogênio minimiza a precipitação de carbonitretos de Nióbio durante a solidificação, reduzindo assim posteriormente, a temperatura de solubilização do Nb para as reduções posteriores na laminação. Assim, teores menores de Nb, serão necessários quando combinados com Zircônio a fim de que sejam alcançados os mesmo resultados.

Em aços Carbono e baixa liga que necessitem propriedades isotópicas, adições de Zr provoca a formação de sulfetos do tipo (FeMnZr) S, pouco deformável. Desta forma, podem ser obtidos produtos com maior dutilidade e tenacidade.

Em aços moldados, o Zircônio pode ser utilizado como desoxidante, fixador de Nitrogênio e modificador de inclusões de sulfeto. Como exemplo, podemos citar a utilização de Zircônio na fabricação de rodas de aço para vagões ferroviários ou pontas de desgaste em equipamentos de movimentação de terra.